segunda-feira, julho 29, 2013

O ramadão .. the ramadan

Pois é.. estamos na altura do ramadão.. ainda faltam uns dias para acabar.. mas afinal o que é isto do ramadão que "não me deixa comer nem beber" durante o dia..

Pois então.. depois de umas pesquisas e da vivência do dia a dia...

O ramadão é uma época (que calha no 9ª mês do calendário islâmico) durante o qual (dura 1 mês aproximadamente, porque depende da fase da lua e não do calendário) os muçulmanos fazem jejum desde que o sol nasce até o sol se pôr. Durante esta altura há uma grande intensidade de orações, cerca de 5 por dia, onde há sempre uma chamada nos altifalantes das mesquitas antes de começar as orações.
O objectivo das orações e do jejum é sentir mais perto do deus deles Alá e sentir de perto o que as pessoas mais necessitadas no mundo sentem.


Aqui vai um pequeno texto que retirei de um site sobre o ramadão:

O jejum é um dos cinco pilares da religião do Islã e uma das formas mais elevadas de adoração islâmica. A abstinência de prazeres carnais e o evitar intenções e desejos malignos são considerados atos de obediência e submissão a Deus, bem como o perdão dos pecados e erros cometidos. Chamado de Ramadã (ou Ramazã), os Muçulmanos jejuam durante este mês sagrado do momento em que o sol nasce até o momento em que se põe. Os muçulmanos consideram o jejum um ato de fé e adoração para Alá, procurando suprimir seus desejos e aumentar sua pureza espiritual. O ato de jejuar juntos como uma comunidade global – Ummah – afirma a irmandade e a igualdade dos homens diante de Alá.

Durante o dia os muçulmanos são encorajados a sair de suas rotinar para ajudar os necessitados, financeiramente e emocionalmente. Alguns acreditam que uma recompensa por uma boa obra ganha durante este mês é multiplicada por 70 ou até mais. Por isto, o Ramadã também é conhecido como o mês da caridade e da generosidade.
Para um muçulmano, jejuar não só significa se abster de comida, mas também se abster de todos os vícios e males cometidos conscientemente ou inconscientemente. Acredita-se que se uma pessoa se voluntaria a se abstar de comidas permitidas e do sexo, ela terá mais força para evitar coisas proibidas durante o resto do ano.

Já esta quase no final do ramadão.. e eu que já me começava a habituar sem comer :)

1 comentário: