quinta-feira, março 22, 2018

Gabi e o sono - dormir é o melhor remédio

Pois e verdade, que nos conhece e tem acompanhado a Gabriela desde a nascença sabe que ela nunca dormiu bem. Ela sempre foi uma menina muito despachada e muito para a frente talvez por isso nos descuidamos um bocado. No entanto ela sempre teve dificuldades em dormir e pior.. em dormir toda a noite. Passado um ano de acordar de 3 em 3 e as vezes 2 em 2 horas decidimos que tinha de haver mudança, não só para que ela seja mais feliz e esteja mais tranquila mas também para nos que também estávamos a precisar de descansar (especialmente a mãe Joana).
Desta forma contactamos uma terapeuta do sono. Alguém que e especializado nesta área das crianças e de dormir. 

Basicamente a senhora "deu a garantia" que em média as crianças aprendiam a adormecer sozinhas e não acordar durante a noite entre 10 a 15 dias. E não é que tinha razão... :) (ficamos muito contentes com o resultado e valeu a pena a quantia investida.. que não foi barata diga-se de passagem)

Resumo da primeira noite, a terapeuta esteve la em casa com a gente e ia dando algumas dicas para a Joana pelo Whatsapp (sim as aplicacoes de hoje em dia também ajudam bastante). Basicamente e resumindo a menina Gabriela dormiu após 50 minutos de choro, estava revoltada como que a dizer "eu estou a chorar.. isto costuma funcionar..porque é que não me estão a pegar agora". No final do tempo acabou por adormecer sozinha em pé de tanto cansaço. (vejam as fotos).



A segunda noite já foi melhor, claro que chorou mas apenas 17 minutos, esta menina é bem espertinha em um dia aprendeu que aquilo ia ser para sempre por isso não vale a pena insistir. os dias que se seguiram foram bons e ela adormecia rápido (em menos de 10 minutos) e dormia a NOITE TODA. que Sucesso.





Desta forma garantimos que a nossa menina esta mais feliz durante o dia e nos estamos mais alertas e mais felizes para estar com ela sem estar tão cansados. O sono, dormir bem, comer bem é muito importante para as crianças e tem de se ensinado logo assim de pequeninos pois agora assimulam tudo. Funcionam um pouco como robôs, aprendem que é assim e vão fazendo sempre igual.




Após os 14 dias temos agora a certeza que a Gabriela adormece em menos de nada e SOZINHA, apenas temos de la estar no quarto até ela adormecer, mas o objetivo no próximo mês é fazer o ritual de ir para a cama , deita-la na cama e sair do quarto para que ela adormeça sem a nossa presença.
E alem disso ela já dorme 9-10 horas seguidas sem ter de la ir e acalma-la.
BONS SONHOS GABI :)



0 comentários:

Enviar um comentário